domingo, 6 de março de 2011

Explicação do que e um Ônibus

O que é um Onibus?


      Bem aqui irei explicar para aqueles que estão começando a conhecer o Hobby, e também para quem não e Busologo.  
      Aqui irei falar como e formado um onibus;


      Bem, um onibus e Formado por Chassi e Carroceria, em termos de Chassi no Brasil a uma gama bem extença de configurações, que vão desde Micro-Onibus a ônibus Bi-Articulado(Com ate 28 Metros).
      A também uma grande gama de montadoras de carroçerias, no Brasil atualmente as principais no encarroçamento de onibus rodoviário e a Marcopolo S.A e de onibus urbano a Caio. Agora irei mostrar algumas imagens de Chassi e Carroçeria.


Chassi para Utilização Urbana.


Bi-Articulados: Veiculo com duas Articulações, podendo chegar ate a 28 metros. Abaixo algumas imagens dos Chassi Bi-Articulado, atualmente só a Volvo tem exclusividade na fabricação dos Chassi Bi-Articulado.


Chassi Volvo B9Salf  motor central Bi-Articulado



(Caio Mondego LA Volvo B9Salf)
Veiculo encarroçado sobre Chassi Volvo B9 Salf motor central, chassi igual da foto acima.




Chassi Volvo B12M Bi-Articulado, com versões de 340, 380 e 400 Cavalos.

(Caio Induscar Top Bus Volvo B12M)
Veiculo Encarroçado sobre Chassi Volvo B12M motor central, chassi igual o da foto acima.
Atualmente este e o maior Onibus do Mundo com 28 metros.

Articulados: Chassi com uma articulação, no Brasil temos as devidas fabricantes, Volvo, Mercedes-Benz e Scania.









Chassi Volvo B9Salf motor central Articulado 


(Caio Mondego LA Volvo B9Salf Articulado)
Veiculo Encarroçado sobre Chassi Volvo B9Salf motor central, chassi igual o da foto acima.


Chassi Mercedes-Benz O-500MA Motor Traseiro 

(Marcopolo Gran Viale Mercedes-Benz O-500MA)
Veiculo Encarroçado sobre Chassi Mercedes-Benz O-500MA Motor Traseiro , chassi igual o da foto acima.

Chassi com motor Frontal: Chassi mas usado nas cidades do Brasil, a uma grande variedade desses modelos, são fabricados pela Mercedes-Benz, Scania, volkswagen e Agrale. Esses veiculos são encontrados nas configurações pequenas, medias e grandes(Mas utilizada) 






Chassi Mercedes-Benz OF-1418


(Neobus Spectrum City Mercedes-Benz OF-1418)
Veiculo Encarroçado sobre Chassi Mercedes-Benz OF-1418 Motor Dianteiro, chassi igual o da foto acima. Mas utilizado para linhas urbanas que tem locais apertados pelo percurso 




Chassi Mercedes-Benz OF-1730 motor dianteiro, chassi recentemente lançado pela Mercedes-Benz. 


Chassi Mercedes-Benz OF-1722 Motor Dianteiro, esse chassi também e utilizado em linhas rodoviárias de curtas distancias, mas algumas empresas utilizam ele para linhas medias e grandes, que gera um grande desconforto.



(Caio Apache Vip II Mercedes-Benz OF-1722)

(Busscar El Buss 340 Mercedes-Bens OF-1722)
Veiculo Encarroçado sobre Chassi Mercedes-Benz OF-1722 Motor Dianteiro, chassi igual o da foto acima.

Chassi com motor Traseiro: Chassi que não tem uma alta utilização no Brasil, por ter um preço um pouco mas alto, são encontrados nas verções 4x2 e 6x2,  ele traz um maior conforto sonoro dentro do veiculo, são fabricados pela Scania, Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen.


Chassi Mercedes-Benz O-500M motor Traseiro



(Marcopolo Viale Mercedes-Benz O-500M)
Chassi mas utilizado em cidades mas grandes, por terem linhas longas.

Chassi Scania K-230 Motor Traseiro

(Caio Millennium Scania K-230)
Chassi também utilizado em cidades mas grandes, por terem linhas longas.

    

Chassi Scania K-270 com 3° eixo direcional.
(A Scania e a única que tem esse sistema no Brasil)



(Marcopolo Viale Scania K-270 / 3° Eixo direcional)

(Caio Millennium II Scania K-270 / 3° Eixo direcional)
Veiculo utilizado em grandes cidades, no Brasil temos uma grande quantidade desses veículos, são utilizados em linhas grandes onde tem locais apertados, por isso o uso do 3° eixo direcional, para facilitar as manobras pela cidade.
Esses tipo de configuração não e encontrada por todas as cidades do Brasil por ter um alto custo desse sistema.

Onibus Rodoviario Motor Trazeiro: Veiculo utilizado para viagens intermunicipais e interestaduais, e tem os considerados para viagens curtas, medias e longas.
São definidos esses fatores por sua potencia(Cv.) e por sua quantidade de eixos 4x2, 6x2 e 8x2, ou pelo modelo da carroçeria e quantidade de poltronas.

Chassi Scania K-310 


(Marcopolo Paradiso 1200 Geração 7 Scania K-310)
(Marcopolo Paradiso Geração 6 Scania K-310)
Veículos utilizados mas em linhas curtas e medias, mas as vezes utilizadas para medias e grandes.



Chassi Scania K-340



(Marcopolo Paradiso Geração 7 Scania K-340)

(Comil Campione 3.65 Scania K-340)
Chassi mas utilizado para linhas medias e curtas, mas algumas empresas utilizam para linha Longas.

 
Chassi Scania K-380/420(Chassi igual ao do Scania K-420, só muda a potencia)




(Irizar New Century Scania K-380)



(Marcopolo Paradiso 1550LD Geração 6 Scania K-380)



(Marcopolo Paradiso 1800DD geração 6 Scania K-380)
Veículo encarroçado sobre Scania K-380, chassi utilizado para 
linhas medias e longas, alguns veículos que utilizam carroçerias de Duplo Piso(Dois Andar) e onibus mas altos, são equipados com 42,44 ou 46 Poltronas para um maior conforto nas viagens mas longas.




(Marcopolo Paradiso 1200 Geração 6 Scania K-420)



Chassi Scania K-420 8x2


(Marcopolo Paradiso 1800 DD Geração 6 Scania K-420 8x2)
Essa configuração e mas utilizada por empresas de turismo, mas tambem por empresas que tem linhas muito grande, ou somente  para ganhar da concorrência, sempre nesses veículos são utilizados no piso inferior as configurações Leito-Cama(4 ou 6 poltronas), Leito(9 ou 12 Poltronas) ou semi leito com(15 Poltronas).   

Agora um comparativo da classe leito com a executiva.


Configuração Leito(Transbrasiliana), ao invés de ter 2 poltronas de cada lado totalizando 4 poltronas, no leito e só 3 poltronas, duas de um lado e uma do outro.

   
Configuração mas utilizada que vai de Executiva a Convencional, que pode conter de 42 poltronas a 48 e com 50(Sem WC). Nos veículos Semi-Leito são 38 Poltronas nesse mesmo jeito 2+2

Uma configuração confortável:

Convencional: 46 ou 48 Poltronas
Executivo: 42 poltronas(Veículos normal) 44 para LD
Semi-Leito: 38 Poltronas
Leito:26 Poltronas(Veiculo normal) 9 poltronas(Para onibus de Duplo Piso - Inferior)
Leito cama: 4 Poltronas
(Para onibus de Duplo Piso - Inferior)

Obs->; As informações aqui contidas as vezes podem ser diferentes da configuração utilizada pelos empresários.

O que e um onibus LD(Low Drive)?
Bem, esse modelo e mas conhecido como LD, seu diferencial e a altura dos onibus normais, e seu espaço interior que e maior, proporcionando um maior numero de poltronas e maior conforto. Mas também temos os onibus altos, que proporcionam só um maior espaço para as bagagens os modelos da Busscar(Busscar Jum Buss 380) e o da Marcopolo(Marcopolo Paradiso 1350).

Os onibus Busscar


 
Busscar Jum Buss 380: Este veiculo e bem mas alto do que os tradicionais, são mas utilizado em linhas de alta demanda, por conter um maior espaço do maleiro.

O onibus LD
   

   Busscar Jum Buss 400 LD, utilizado em linhas grandes, com alta demanda de passageiros, e também para o turismo de alto padrão. A diferença dele com os onibus convencionais e sua altura, ele e bem mas alto e tem poltronas acima do posto do motorista, veja as fotos acima.

Os onibus Marcopolo


Este e o modelo da Marcopolo(Marcopolo Paradiso G6 1350), e bem alto, como o Jum Buss 380, também utilizado em linhas grandes, a exemplo este estava na Goiania-GO x Araguaina-TO(Via Palmas-TO) essa linha tem 1.223Km bem grande, que gera um maior numero de passageiros e de bagagens, o da foto acima(Prata) faz a Belém-PA x Rio de Janeiro-RJ(3.363 Km) ou a Belém-PA x São Paulo-SP(3.012Km) que e uma linha que tem alta demanda de passageiros, por isso o uso desse modelo.

O Onibus LD

  

Marcopolo Paradiso 1550LD, utilizado em linhas grandes, com alta demanda de passageiros, e também para o turismo de alto padrão. A diferença dele com os onibus convencionais e sua altura, ele e bem mas alto e tem poltronas acima do posto do motorista, veja as fotos acima.

Um comentário:

  1. Muito bom o Blog, mas tem algumas desatualizações, permita consertá-los para os tempos atuais!!!

    1. A Volvo não tem Exclusividade sobre os biarticulados de piso normal, apenas de piso baixo, mas sim sobre o posicionamento do motor no entre-eixos que facilita o encarroçamento do mesmo, A Scania já fabricou o F330 (Motor Peruano) em Mega BRT biarticulado (Torque maior que o B12M) com motor FRONTAL e com suspensão totalmente pneumática.

    2. Não existe B12M Articulado de 400 CV, Apenas rodoviários simples e nem é fabricado no Brasil

    3. Em 2012 a VW Lançou o 26-330 OTA, então a VW também faz parte dos Articulados traseiros de piso baixo

    4. Existe o Motor traseiro para linhas curtas, uma categoria muito pouco usada nas cidades grandes... MBB OH 1519, VW 15-230 OT...

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